sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mestre Squisyto faz a festa na Terreirada de Capoeira


III Batizado e Troca de Cordas do Bairro da Maraponga na Escola João Estanislau Façanha
A alegria ficou por conta da criançada do Professor Apache que nos dias 28,29 e 30 de Julho realizou o III Batizado e Troca de Cordas do Bairro da Maraponga na Escola João Estanislau Façanha.

A programação do evento contou com oficina de Capoeira, ministrada pelo Contra Mestre Piqueno, roda de Interação, e apresentação com os professores, C.Mestres, Mestres e convidados, que vadiaram em uma descontraída roda de Capoeira. O ponto auge da festa, ficou com a presença do Presidente da Terreiro, Mestre Squisyto, que se encantou com a desenvoltura dos alunos do Professor Apache, quando em um momento do evento, os mesmo tiraram suas duvidas com perguntas ao Mestre, querendo saber tudo sobre Capoeira.

Entre os presente destacamos a Sra Socorro, conhecida na comunidade capoeirista como Flor, uma das primeiras mulheres no Ceará a fazer parte de um Grupo de Capoeira; a mesma foi reconhecida pelo Presidente da Terreiro e com o aval de todos os presentes, como formada, recebendo simbolicamente a corda de cor azul escura. Outro nome também anunciado e que será consagrado no encontro geral da Terreiro no mês de agosto de 2012 em Brasília, foi o do formado Daniel.

Mestres Gerson do Valle e Skisyto - Terreiro Capoeira
A Terreirada de Capoeira e troca de cordas, teve a organização do Professor Apache, coordenação do Contra Mestre Piqueno e a supervisão de Mestre Squisyto. No ato do evento foram homenageados os seguintes Capoeiristas: Mestre Soldado e Mestre Samuray “ Im Memória”, Mestre Buldog, Mestre Lula, Mestre Gerson,Mestre Squisyto,C.Mestre Piqueno e Formada Flor, Mestre Auricélio recebeu o certificado da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo 41 anos da Capoeira no Ceará, assim como outros 73 Mestres também já haviam recebido a aludida homenagem. O Evento contou com o apoio cultural: CCAPbrasil, Dra. Célia Leite, Vereador Iraguassú Teixeira – PDT/CE, “Hit’s Brasil”, Alunos graduados Taboca e Baby cão de Ribeiro Gonçalves/PI

Mestre Cearense comanda campeonato de capoeira em Teresina


Mestre Gerson, Prof. Anaconda -Abada Capoeira e Prof. João Pedro (sentados)
Formado Pescaodr e Monitor Taboca
Realizado nos dias 22,23 e 24 de Julho na Cidade de Ribeiro Gonçalves/PI, o I Campeonato aberto de Capoeira Beira Rio, o mesmo teve o comando do Mestre Gerson do Valle da Associação Terreiro Capoeira do Ceará, além do campeonato, também foi realizado: cursos de toque de berimbau e capoeira regional dentro dos seus princípios e fundamentos ambos ministrados pelo Mestre Gerson e aula de Capo terapia com senhoras e senhores da 3ª. Idade que foi ministrada pelo Professor Robão do Grupo Beira Mar/PI. No dia 24, foi realizada uma roda “im memória” a Mestre Soldado por 02 (dois) anos de seu falecimento.

Na avaliação do Mestre Gerson, único mestre neste evento que teve a coordenação do monitor Taboca e Baby cão sob a coordenação do Formado Pescador da Associação Terreiro Capoeira/PI, o referido encontro funciona como meio de levar a nossa arte cultura, esporte, que é de fundamental importância o intercambio entre os praticantes da Capoeira e a sociedade de um modo geral, no sentido de que possamos levar a verdadeira arte genuinamente brasileira, hoje patrimônio cultural brasileiro, ao seu patamar de destaque no cenário esportivo/cultural do momento, o evento também fez parte das comemorações do aniversário da cidade Ribeiro Gonçalves, que completou 73 anos.

Criança na Capoeira
 A Associação Terreiro Capoeira, tem na direção geral, Reginaldo da Silveira, Mestre Squisyto, e no Piauí esta nas cidades de Uruçui e Ribeiro Gonçalves, estando hoje na supervisão do Mestre Gerson do Valle.

O destaque no Campeonato ficou para um garoto de apenas 06 (seis) anos de idade e com apenas 03 (três) meses na pratica da capoeira, Cleovin, nome de batismo na Capoeira “Toupeira Mirim” superou em tudo, conquistando na categoria mirim, primeiro lugar, solo, primeiro lugar e campeão na categoria absoluta. A Categoria feminina ficou com atleta Sara.