sábado, 10 de dezembro de 2011

Luto na Capoeira - Morre aos 93 anos Mestre João Pequeno de Pastinha


Grande Mestre João Pequeno de Pastinha

MESTRE JOÃO PEQUENO DE PASTINHA

Morreu, nesta Sexta feira (09/12/11), o mestre João Pequeno, conhecido por seu trabalho na capoeira, um mestre conceituado. Um Baluarte da capoeira Angola.
Velório: 08:00hs da manhã
O enterro será realizado no cemitério parque bosque da paz as 16:00hs na av. aliomar baleeiro, nº 7370 (estrada velha do aeroporto) nova brasília 2201-4222

O mestre nos deixa a lembrança da importância de se valorizar e se reconhecer os constituintes da nossa cultura popular enquanto vivos.
Mestre Pelé da Bomba

PRESTES A COMPLETAR 94 ANOS, UM DOS MAIORES ÍCONES DA capoeira PARTIU DEIXANDO-NOS MUITOS ENSINAMENTOS... mestre JOÃO PEQUENO DE PASTINHA ERA SEM DUVIDA UM DOS SERES HUMANOS MAIS SÁBIOS E HUMILDES QUE ALGUMA VEZ CONHECI.
DONO DE UMA HERANÇA CULTURAL SEM IGUAL E DE UM AMOR INCONDICIONAL PELA NOSSA cultura O ÍMPAR CAPOEIRISTA IRÁ FICAR IMORTALIZADO PELA SUA OBRA, ENSINAMENTOS E POR TODA SUA ÁRDUA E RICA CAMINHADA...
Mestre Gerson e
Mestre João Pequeno - 1988
Nós do Portal Capoeira, estamos profundamente sentidos e sensibilizados por este trágico acontecimento e gostaríamos de deixar toda nossa força e coragem para a "Grande Família PEQUENO". Um abraço especial muito apertado e repleto de sentimentos para a amiga e parceira Nani de João Pequeno, neta e aluna deste baluarte da nossa cultura.
Fica nossa homenagem.... Segue a Cronica publicada em dezembro de 2009 de autoria de nosso querido Pedrão, que com certeza hoje se encontra muito triste.... Pedro Abib, que vive na bahia há muitos anos, era um "membro especial da família PEQUENO, além de aluno do Grande Mestre.

"Tive a honra de conhecer o Mestre João Pequeno, pessoa espetacular, simples, humilde e muito brincalhão; hoje nossa capoeira perde mais uma estrela, mas esta estrela irá brilhar juntas as demais estrelas que  brilham no plano 

celestial. Vai em Paz Grande Mestre".

                                                                                Mestre Gerson do Valle - Fortaleza/Ceará

Um Menino de 92 Anos


No último dia 27 de Dezembro um menino ficou mais velho. Esse menino que ainda insiste em se balançar quando ouve um pandeiro ou um berimbau, seja no passo miudinho do samba que aprendeu lá no Recôncavo, ou seja na ginga malandra que aprendeu com seu Pastinha, acabou de completar 92 anos.

João Pereira dos Santos é o nome que recebeu por batismo. João Pequeno de Pastinha é o nome pelo qual é conhecido nos quatro cantos do mundo. Esse menino não é fácil mesmo não. Teimoso como ninguém, ainda insiste em jogar capoeira com a mesma malícia de sempre, enchendo os olhos de quem tem o privilégio de compartilhar esses momentos mágicos junto a ele.

mestre João Pequeno nasceu no município de Araci, no semi-árido baiano, mas ainda menino mudou-se com a família para Mata de São João, no Recôncavo, lugar sagrado de muitas histórias e façanhas de memoráveis capoeiras. Foi lá que o menino João teve o primeiro contato com a capoeira, através de Juvêncio, que era companheiro do lendário Besouro Mangangá, segundo nos conta o próprio João Pequeno. Em Mata de São João ele foi vaqueiro, agricultor e carvoeiro. Há alguns anos, quando fomos acompanhá-lo a uma visita a Mata de S. João, ainda ouvíamos pelas ruas algumas pessoas cumprimentá-lo, chamando-o pelo apelido pelo qual era conhecido na época: João Carvão.

Mais tarde, mudou-se para Salvador onde trabalhou durante um bom tempo como ajudante de pedreiro. Costumava vadiar em algumas rodas conhecidas da cidade como a do Chame-Chame, organizada por Cobrinha Verde ou a do Largo Dois de Julho. E foi numa dessas vadiagens pelo Largo Dois de Julho que João teve o encontro que marcou a sua vida: conheceu Vicente Ferreira Pastinha, o mestre Pastinha.

João nos conta que nesse dia, Pastinha convidou-o para participar da roda organizada por ele, que ficava no local conhecido por “Bigode”. Na semana seguinte lá estava João no “Bigode” e dali pra frente, nunca mais deixou a companhia do “seu” Pastinha, como João até hoje se refere ao seu mestre. Tornou-se então o principal trenel do Centro Esportivo de capoeira Angola, o CECA, que depois passou a funcionar na Gengibirra e posteriormente mudou-se para o Pelourinho.

E esse menino de 92 anos de idade continua ainda, com toda generosidade e simplicidade, transmitindo seus ensinamentos para quem se disponha a vê-lo jogando, a ouví-lo cantando ou contando histórias, ou simplesmente a observá-lo sentado na sua cadeira entalhada na madeira, de onde ainda comanda as rodas de sua academia, lá no antigo Forte Santo Antonio. Esse menino não tem jeito mesmo, se recusa a ficar velho...graças a Deus !!!

domingo, 27 de novembro de 2011

Assembléia Legislativa vai debater o papel da Capoeira na prevenção as drogas e da violência no Ceará.

Vereador Iraguassú Teixeira - PDT/CE
Com o objetivo de debater a capoeira como ferramenta de inclusão social, o Deputado Roberto Mesquita PV/CE, entrou com requerimento junto às comissões de cultura e esporte, presidida pelo Deputado Ferreira Aragão PDT/CE e a de defesa social, que tem na presidência em exercício o Deputado Sergio Aguiar, a solicitação é uma iniciativa do Vereador Iraguassú Teixeira PDT/CE da Câmara Municipal de Fortaleza, que juntos irão promover audiência publica para discutir o papel da capoeira no enfrentamento
as drogas e outras violências no Ceará.

“O esporte em geral, em especificidade a capoeira, desempenha um papel importante na prevenção das drogas e da violência. A capoeira é uma manifestação que faz parte do patrimônio cultural brasileiro, sendo importante toda forma de incentivo dos seus praticantes para o fortalecimento das ações sociais por eles desempenhadas. A realização deste debate vai estreitar os laços entre parceiros que atuam diariamente no combate a estes males”; esta foi à justificativa apresentada pelo Deputado Roberto Mesquita.


A audiência Publica faz parte do circuito 41 anos de Capoeira no Ceará, que será realizado de 14 a 18 de Dezembro, e que tem como tema: Sou Craque na Capoeira e nas Drogas dou Rasteira, a organização do evento, é da Associação Terreiro Capoeira do Ceará, que tem como Mestre da entidade e idealizador do projeto, o jornalista Gerson do Valle.

Fazem ainda parte deste trabalho os seguintes grupos com seus respectivos Mestres e Conta Mestres: Terreiro Capoeira, Mestre Gerson do Valle, Cordão de Ouro, Mestra Paulinha, ACAS, Mestre Simpatia, Legião Brasileira, Mestre Zebrinha, Zumbi, Mestre Wlisses, Palmares, Mestre João Baiano, Marabaiano, Mestre Jair, Benção Capoeira, Mestres Bebezão e Prainha, Muzenza, Mestres Adriano e Adrianisio, Viver Capoeira, Mestre Índio, União Capoeira, Mestre Marrom, Capoeira Brasil, Mestre Kim, Nação Capoeira, Mestre Baleia, Berimbau de Prata, Mestre Zé Ivan, Capoeira Luz Viva, Mestre Aramola, Nação Negra, Mestre Humberto, Equipe Capoeira, Contra Mestre Piolho e CCAPbrasil, Dra Célia Leite.

Mestre Gerson do Valle explica que o evento não se resumira apenas nos dias em que o mesmo esta programado, a intenção é dar continuidade neste projeto para anos vindouros, uma vez que, não iremos combater as drogas e criminalidade de uma hora para outra, e não é esta a intenção do projeto. O mesmo ainda lembra que o País foi contemplado com 02 (dois) grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016; e que ate a realização destes grandes acontecimentos esportivos mundiais no Brasil, muito teremos que fazer neste sentido.

Em todo o Brasil, mais especialmente em nosso Estado, as drogas têm proliferado de uma maneira assustadora, levando muitos dos nossos jovens ao seu consumo e a morte; porem a Capoeira como instrumento disciplinador vem ocupando espaço de destaque nesse contexto, oferecendo contribuições significativas através de seus educadores, afirma o Mestre.

Segundo o IBGE, 62% da população cearense vivem abaixo da linha da pobreza, em contraste com uma desigual concentração de renda nas mãos de uma minoria. O desemprego atinge 200 mil pessoas, principalmente os jovens. O consumo do “crack” droga altamente nociva e com capacidade veloz de degradação humana tem crescido de forma assustadora entre a juventude, soma-se a isso o fato de Fortaleza conviver com mais de 700 favelas, a maioria sem previsão de políticas publicas de educação, cultura ou lazer, medidas estas, que poderiam
contribuir para amenizar sensivelmente o devastador quadro social que vem sendo pintado diariamente.

A Capoeira é sem sobra de duvidas na atualidade uma das maiores ferramenta de inclusão social no combate as drogas no nosso País, se não vejamos: como produto da cultura popular e esporte, podem e devem contribuir para reverter esse quadro e favorecer a aproximação das pessoas, valorizando-as pelo que são, em essência, e não pelas suas condições sociais e materiais. Contribui também, para a construção de espaços democráticos, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais, para a compreensão das relações entre passado, presente e futuro; e, sobretudo, para despertar a consciência política e a capacidade de afirmação da cidadania e dos direitos humanos fundamentais; e ainda atua como complemento na renda familiar, uma vez que a Capoeira também é reconhecida como atividade profissional, pelo código brasileiro de ocupação – CBO.

Estes serão alguns dos pontos a serem debatidos nesta audiência publica na Assembléia legislativa do Ceará, a qual ainda não tem data marcada, mas que certamente servirá de alerta para que juntos venhamos a dar uma rasteira nas drogas.

Maiores informações de como participar na construção e no apoio a este projeto:

Mestre Gerson do Valle

085. 9954.8989 TIM – 8754.2803 OI – 9204.2624 CLARO – 8107.6104
VIVO




sexta-feira, 11 de novembro de 2011

AMOSTRA DO FESTIVAL DE MÚSICA DE CAPOEIRA 2011


PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA – PMF
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER – SECEL
ASSESSORIA DA CAPOEIRA
Organizada pela Coordenadoria da Capoeira da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza - SECEL. A Amostra tem como principal objetivo, incentivar e divulgar os novos valores da música voltada para capoeira seja eles compositores ou intérpretes, é um espaço para divulgação e incentivo ao trabalho de jovens músicos cearense da arte da capoeira realizado como parte da programação da Semana Municipal de Capoeira de Fortaleza.

Originalmente com o nome Amostra do Festival de Música de Capoeira 2011 tem a pretensão de se tornar um dos principais palcos para os novos talentos da música de capoeira. E, passar a revelar nomes que engrandecem o cenário artístico nacional produzido pela comunidade da capoeira o primeiro CD de entidades misturadas e misturando.
Mostra do Festival de Música de Capoeira de Fortaleza será nos dias 16 e 17 de novembro de 2011. As músicas inscritas para esta amostra automaticamente estarão garantindo sua vaga para Festival de Música de Capoeira 2012 e classificadas passarão a compor o primeiro CD de capoeira de Fortaleza.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 14 de novembro de 2011. Para participar, os interessados deveram preencher a ficha de inscrição que estará disponível na Assessoria de Capoeira - SECEL no horário comercial  e no CUCA Che Guevara na abertura das atividades dos dias 16 e 17 de novembro de 2011 a partir das 17:30hs.
Aguardamos muitas inscrições de compositores e interprete que terão a chance de mostrar o seu trabalho e a boa música de capoeira que se faz na cidade de Fortaleza.



(85) 88211477
carlafortaleza@hotmail.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Capoeiristas Cearenses unidos para dar uma rasteira nas drogas

Usada como ferramenta de inclusão social, a capoeira pode inibir uma das grandes preocupações que envolvem hoje a nossa juventude; as drogas. O consumo de drogas no País é muito grande e não há como combater, chega-se cogitar a liberação da mesma no Brasil, assim como ocorre em alguns Países de primeiro mundo. Enquanto nossas autoridades não chegam ao um denominador, Grupos de Capoeira no estado do Ceará resolvem realizar o projeto denominado: “Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteiras”, equipe: “Juntos vamos dar uma rasteira nas drogas”.

Mestre Gerson do Valle, idealizador do Projeto
O evento esta programado para ser realizado no mês de dezembro do corrente ano, mas os grupos já estão mobilizados em busca de apoio e patrocínio.
 O projeto esta constituído por 17 Grupos de Capoeira da Capital e no Estado do Ceará, onde os mesmos pretendem mostrar a Capoeira como ferramenta de inclusão no combate as drogas, principalmente contra crack, uma droga avassaladora que vem destruindo não só os nossos jovens, como também, muitas famílias.
Para somar nesta empreitada a equipe denominada de “Juntos vamos dar uma rasteira nas drogas”, irá elaborar uma serie de atividades: palestras, doação de sangue, apresentações em terminais, praias, aulas e oficinas de Capoeira, audiências Publicas na Câmara Municipal e Assembléia Legislativa.

A Capoeira é sem sobra de duvidas na atualidade uma das maiores ferramenta de inclusão social no combate as drogas no nosso País, se não vejamos; como produto da cultura popular e esporte, podem e devem contribuir para reverter esse quadro e favorecer a aproximação das pessoas, valorizando-as pelo que são, em essência, e não pelas suas condições sociais e materiais. Contribui também, para a construção de espaços democráticos, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais; para a compreensão das relações entre passado, presente e futuro; e, sobretudo, para despertar a consciência política e a capacidade de afirmação da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

Fortaleza é o epicentro de onde surgiram personagens fundamentais, que contribuíram para a formação da capoeira no Ceará. Este processo de construção começou no início da década de 1970, a capoeira antes marginalizada e criminalizada; hoje conta com cerca de 100 mil praticantes em todo o Estado. Porém, para que essas conquistas possam seguir adiante, é necessário que se discuta políticas públicas voltadas exclusivamente para a capoeira. Afinal, são 41 anos de serviços prestados, formando cidadãos, promovendo a inclusão social e afastando os jovens do envolvimento em atividades ilícitas.

Segundo o IBGE, 62% da população cearense vivem abaixo da linha da pobreza, em contraste com uma desigual concentração de renda nas mãos de uma minoria. O desemprego atinge 200 mil pessoas, principalmente os jovens. O consumo do crack, droga altamente nociva e com capacidade veloz de degradação humana tem crescido de forma assustadora entre a juventude, soma-se a isso o fato de Fortaleza conviver com mais de 700 favelas, a maioria sem previsão de políticas publicas de educação, cultura ou lazer, medidas estas, que poderiam contribuir para amenizar sensivelmente o devastador quadro social que vem sendo pintado diariamente.

São partes integrantes para concretização deste projeto os seguintes Grupos com seus respectivos Mestres e Contra Mestres: Terreiro Capoeira, Mestre Gerson do Valle, Cordão de Ouro, Mestra Paulinha, ACAS, Mestre Simpatia, Legião Brasileira, Mestre Zebrinha, Zumbi, Mestre Wlisses, Palmares, Mestre João Baiano, Marabaiano, Mestre Jair, Benção Capoeira, Mestre Bebezão e Prainha, Muzenza, Mestre Adriano, Viver Capoeira, Mestre Indio, União Capoeira, Mestre Marrom, Capoeira Brasil, Mestre Kim, Nação Capoeira, Mestre Baleia, Berimbau de Prata, Mestre Zé Ivan, São Salvador, Mestre Aramola, Nação Negra, Mestre Humberto e Equipe Capoeira, Contra Mestre Piolho.

Em todo o Brasil, mais especialmente em nosso Estado, as drogas têm proliferado de uma maneira assustadora, levando muitos dos nossos jovens ao seu consumo e a morte; porem a Capoeira como instrumento disciplinador vem ocupando espaço de destaque nesse contexto e oferecendo contribuições significativas através de seus educadores.

Nosso lema: “Aprender para ensinar e ensinar a aprender”, capacitando ainda mais os educadores, mestres e professores em capoeira, para que possam prestar serviços eficientes, de alta qualidade e contribuir de maneira efetiva com o processo cultural local, favorecendo, entre outras coisas, a inclusão social, o combate à evasão escolar e a prevenção do envolvimento dos jovens em atividades ilícitas. Desta forma conclamamos a todos para: “JUNTOS DARMOS UMA RASTEIRA NAS DROGAS”. Finaliza Mestre Gerson do Valle, idealizador do Projeto.

Maiores informações de como participar na construção e no apoio a este projeto:

Mestre Gerson do Valle

085. 9954.8989 TIM – 8754.2803 OI – 9204.2624 CLARO – 8107.6104 VIVO

domingo, 2 de outubro de 2011

I Jogos Abertos de Capoeira


No intuito de promover um evento que propicie a reunião e a integração da maior quantidade possível de capoeiristas cearenses, o coletivo formado pela Liga Cearense de Capoeira (LCC) e pelos grupos Acapoeira, Associação Zumbi de Capoeira, Capoeira Água de Beber e Escola Brasileira de Capoeira uniram esforços para realizar os I Jogos Abertos de Capoeira. A competição que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, tem caráter inteiramente desportivo e cultural.


A primeira edição dos Jogos Abertos de Capoeira do Ceará contará com uma programação diversificada, abrangendo atividades que valorizem o caráter esportivo e cultural da capoeira. Além da realização dos jogos em si, será oferecido um curso de aperfeiçoamento técnico com mestre convidado de renome nacional e apresentações artísticas de capoeira e cultura afrodescendente.

No Ceará, o I Jogos Abertos de Capoeira tem singular importância, pois será a primeira vez que um evento esportivo de capoeira aberto a todos os grupos do estado será realizado. Nesse sentido, o evento será uma oportunidade de confraternização entre diferentes escolas, estilos e filosofias do universo da capoeira. Esta iniciativa também é relevante, pois promove a ampla valorização e difusão da capoeira e da cultura brasileira, uma vez que eventos esportivos mobilizam grande público de participantes e de expectadores.


A competição
Os participantes serão agrupados de acordo com suas graduações em quatro categorias, abrangendo desde alunos iniciantes até os mestres, não havendo distinção entre gêneros. Para promover a inclusão social e a acessibilidade, haverá ainda, uma 5ª categoria destinada a pessoas com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, mental, locomotora, etc). Os participantes serão avaliados em notas com pontuação de 0 a 10, de acordo com os critérios de criatividade, técnica, ritmo, objetividade, continuidade e caracterização dos jogos.
Como premiações, serão distribuídos troféus e medalhas aos atletas que obtiverem destaque nos jogos. No intuito de incentivar a prática da capoeira e valorizar os participantes do evento, serão concedidas premiações especiais, destacando o melhor solo, o melhor floreio (acrobacias), a melhor cidade e a melhor atleta mulher.
Sobre a capoeira
Considerada uma das manifestações populares mais ricas da humanidade, a capoeira incorpora em sua prática diversas linguagens, tais como a música, o teatro, o jogo, a dança e a luta, proporcionado a seu praticante uma experiência múltipla. Dentre os diversos benefícios adquiridos com a prática da capoeira, podemos citar o desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo e afetivo social, melhoria na saúde, qualidade de vida, bem estar e enriquecimento cultural.
Em 2008, a capoeira foi elevada à condição de patrimônio brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do registro da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão e do ofício dos mestres de capoeira no Livro dos Saberes. Em 2010, a lei 12.288, mais conhecida como Estatuto da Igualdade Racial, reconheceu a capoeira como elemento formador da identidade cultural brasileira e como desporto de criação nacional.
Atualmente a capoeira movimento mais de 8 milhões de praticantes em todo o mundo, havendo uma infinidade de grupos, escolas e associações dedicadas a difusão dessa arte brasileira. No estado do Ceará, a capoeira se iniciou na década de 70 e rapidamente se popularizou. Hoje, existem cerca de 40 grupos distintos que desenvolvem atividades com capoeira em todo território, cearense, reunindo mais de 8 mil capoeiristas.
Programação
Quinta-feira (29/09)
Congresso Técnico Local: Auditório do Ginásio Paulo Sarasate
Hora: A partir das 19h
Sexta-feira (30/09)
Aulão e Sorteio – Esclarecimento das regras e pontuações dos jogosLocal: CSU Centro da Cidadania Presidente Medici 
Hora: a partir das 19h
Sábado (01/10)
Solenidade de abertura às 9hJogos (alunos) pela manhãJogos (graduados) pela tarde
Local: CUCA – Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte.
Domingo (02/10)
Solenidade de premiação e encerramento Hora: a partir das 9h 
Local: Barraca Marujo, Praia do Futuro

sábado, 1 de outubro de 2011

COMUNICADO


Em cumprimento ao Regimento Interno e o Código de Ética da Cia. Terreiro Capoeira do Brasil, com base no art. 6º. Das Reuniões, Convocações e Decisões do Conselho; fica o Sr. Diego Maradona, conhecido na comunidade da Capoeira por Contra Mestre Maradona, desligado definitivamente da ASSOCIAÇÃO TERREIRO CAPOEIRA DO CEARÁ, decisão acatada por unanimidade deste Conselho local, em reunião acontecida no dia 18 de Setembro do corrente ano e comunicada a Direção Geral.


Capoeiristicamente,

Direção Geral da CIA. Terreiro Capoeira do Brasil
e
Conselho de Ética da Associação Terreiro Capoeira do Ceará

domingo, 25 de setembro de 2011

Venha fazer parte desta campanha

Logo zumbi novo



        Ciência sem Fronteira Plural
A Zumbi está à frente do movimento nacional “Ciência sem Fronteira Plural”, que desde o dia 15 de agosto iniciou a coleta de assinaturas a fim de garantir a participação dos negros nas 100 mil bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado no exterior. As bolsas fazem parte do “Programa Ciência Sem Fronteira”, do Ministério da Ciência e Tecnologia. A iniciativa nasceu do apelo do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), da Presidência da República. Na ocasião, José Vicente fez questão de ressaltar a importância da inclusão do negro a distribuição das bolsas. “É importante que o recorte do negro seja incluído nessa iniciativa do Governo Federal. É uma oportunidade única, que não podemos e não iremos perder”, afirmou José Vicente. Participe você também.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Olha a Terreiro ai no PAN Gente!



Parabens C.Mestre Ganso
Axé do Mestre Gerson, C.Mestre Risadinha e Professora Gata Braba

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mestre Squisyto faz a festa na Terreirada de Capoeira


III Batizado e Troca de Cordas do Bairro da Maraponga na Escola João Estanislau Façanha
A alegria ficou por conta da criançada do Professor Apache que nos dias 28,29 e 30 de Julho realizou o III Batizado e Troca de Cordas do Bairro da Maraponga na Escola João Estanislau Façanha.

A programação do evento contou com oficina de Capoeira, ministrada pelo Contra Mestre Piqueno, roda de Interação, e apresentação com os professores, C.Mestres, Mestres e convidados, que vadiaram em uma descontraída roda de Capoeira. O ponto auge da festa, ficou com a presença do Presidente da Terreiro, Mestre Squisyto, que se encantou com a desenvoltura dos alunos do Professor Apache, quando em um momento do evento, os mesmo tiraram suas duvidas com perguntas ao Mestre, querendo saber tudo sobre Capoeira.

Entre os presente destacamos a Sra Socorro, conhecida na comunidade capoeirista como Flor, uma das primeiras mulheres no Ceará a fazer parte de um Grupo de Capoeira; a mesma foi reconhecida pelo Presidente da Terreiro e com o aval de todos os presentes, como formada, recebendo simbolicamente a corda de cor azul escura. Outro nome também anunciado e que será consagrado no encontro geral da Terreiro no mês de agosto de 2012 em Brasília, foi o do formado Daniel.

Mestres Gerson do Valle e Skisyto - Terreiro Capoeira
A Terreirada de Capoeira e troca de cordas, teve a organização do Professor Apache, coordenação do Contra Mestre Piqueno e a supervisão de Mestre Squisyto. No ato do evento foram homenageados os seguintes Capoeiristas: Mestre Soldado e Mestre Samuray “ Im Memória”, Mestre Buldog, Mestre Lula, Mestre Gerson,Mestre Squisyto,C.Mestre Piqueno e Formada Flor, Mestre Auricélio recebeu o certificado da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo 41 anos da Capoeira no Ceará, assim como outros 73 Mestres também já haviam recebido a aludida homenagem. O Evento contou com o apoio cultural: CCAPbrasil, Dra. Célia Leite, Vereador Iraguassú Teixeira – PDT/CE, “Hit’s Brasil”, Alunos graduados Taboca e Baby cão de Ribeiro Gonçalves/PI

Mestre Cearense comanda campeonato de capoeira em Teresina


Mestre Gerson, Prof. Anaconda -Abada Capoeira e Prof. João Pedro (sentados)
Formado Pescaodr e Monitor Taboca
Realizado nos dias 22,23 e 24 de Julho na Cidade de Ribeiro Gonçalves/PI, o I Campeonato aberto de Capoeira Beira Rio, o mesmo teve o comando do Mestre Gerson do Valle da Associação Terreiro Capoeira do Ceará, além do campeonato, também foi realizado: cursos de toque de berimbau e capoeira regional dentro dos seus princípios e fundamentos ambos ministrados pelo Mestre Gerson e aula de Capo terapia com senhoras e senhores da 3ª. Idade que foi ministrada pelo Professor Robão do Grupo Beira Mar/PI. No dia 24, foi realizada uma roda “im memória” a Mestre Soldado por 02 (dois) anos de seu falecimento.

Na avaliação do Mestre Gerson, único mestre neste evento que teve a coordenação do monitor Taboca e Baby cão sob a coordenação do Formado Pescador da Associação Terreiro Capoeira/PI, o referido encontro funciona como meio de levar a nossa arte cultura, esporte, que é de fundamental importância o intercambio entre os praticantes da Capoeira e a sociedade de um modo geral, no sentido de que possamos levar a verdadeira arte genuinamente brasileira, hoje patrimônio cultural brasileiro, ao seu patamar de destaque no cenário esportivo/cultural do momento, o evento também fez parte das comemorações do aniversário da cidade Ribeiro Gonçalves, que completou 73 anos.

Criança na Capoeira
 A Associação Terreiro Capoeira, tem na direção geral, Reginaldo da Silveira, Mestre Squisyto, e no Piauí esta nas cidades de Uruçui e Ribeiro Gonçalves, estando hoje na supervisão do Mestre Gerson do Valle.

O destaque no Campeonato ficou para um garoto de apenas 06 (seis) anos de idade e com apenas 03 (três) meses na pratica da capoeira, Cleovin, nome de batismo na Capoeira “Toupeira Mirim” superou em tudo, conquistando na categoria mirim, primeiro lugar, solo, primeiro lugar e campeão na categoria absoluta. A Categoria feminina ficou com atleta Sara.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mestres capoeiristas recebem homenagem da Câmara nesta sexta-feira

Por iniciativa do mandato Companheiro da Nossa Gente, do vereador Ronivaldo Maia (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza realizará, nesta sexta-feira, 10 de junho, às 14h, sessão solene para homenagear os mestres capoeiristas do Ceará. “Queremos com essa iniciativa prestar uma justa homenagem àqueles que constroem a tradição da capoeira no Ceará, atividade que mantém forte a cultura afro-brasileira e muito contribui para a inclusão social e esportiva”, afirma o vereador.

Durante a sessão, 73 mestres capoeiristas receberão homenagens, entre placas e certificados, com destaque para os 15 mestres considerados pioneiros na difusão da capoeira no Estado. Deverão compor a mesa da solenidade, além do vereador, o presidente da Federação Cearense de Capoeira, mestre César Simpatia; o mestre Zé Renato, pioneiro da capoeira no Ceará; o presidente da Associação de Capoeira Jogo Ligeiro, contra mestre Sério Tronco; o professor Josenir Camisola, também da Associação de Capoeira Jogo Ligeiro e idealizador da sessão solene; representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e dos mandatos do deputado estadual Antônio Carlos e do deputado federal Eudes Xavier, ambos do PT.

Mais informações com o assessor de comunicação do mandato, Benedito Teixeira, pelos telefones 3444.8410 e 9965.5777

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Juntos vamos dar uma rasteira nas drogas

SMC em 2009 - Grupos de Capoeira do Ceará

Foto: Gerson do Valle
Grupos de Capoeira do estado do Ceará irão realizar projeto denominado “Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira”. O objetivo é debater com autoridades, sociedade, entidades ligadas e pessoas preocupadas com a propagação das drogas na nossa capital, buscando uma forma de combate, usando neste caso, a Capoeira como meio de inclusão social. Estão envolvidos neste projeto cerca de 15 (quinze) Grupos de Capoeira da Capital e do Interior do Estado.

Em todo o Brasil, mais especialmente em nosso Estado, as drogas têm proliferado de maneira assustadora, levando muitos dos nossos jovens ao seu consumo e a morte; porem a Capoeira como instrumento disciplinador vem ocupando espaço de destaque nesse contexto e oferecendo contribuições significativas através de seus educadores.

Segundo o IBGE, 62% da população cearense vivem abaixo da linha da pobreza, em contraste com uma desigual concentração de renda nas mãos de uma minoria; o desemprego atinge 200 mil pessoas, principalmente os jovens. O consumo do crack em nossa capital, uma droga com o poder altamente nocivo e com capacidade veloz de degradação humana, tem crescido de forma assustadora entre a juventude, soma-se a isso o fato de Fortaleza conviver com mais de 700 favelas, a maioria sem previsão de políticas publicas de educação, cultura ou lazer, medidas estas que poderiam contribuir para amenizar sensivelmente o devastador quadro social que vem sendo mostrado diariamente.



Ver. Iraguassú, Alunos,Professores, C.Mestres e Mestres em

Capoeira - Foto Arquivo Gerson do Valle 
Desde 2007, o médico e vereador Iraguassú Teixeira PDT/CE, tem dado sua contribuição através de emenda parlamentar para alguns Grupos de Capoeira em Fortaleza, nas emendas para 2010, o parlamentar destinou R$ 160.000,00 o qual irá contemplar 15 Grupos de Capoeira e R$ 20.000,00 para a realização da Semana Municipal da Capoeira de 2011, projeto de lei 9041/05, que este ano terá como tema: “Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira”. As emendas foram destinadas para que sejam executadas pelas Secretarias de esportes e lazer (Secel) e cultura de Fortaleza (Secultfor).

A Capoeira é sem sobra de duvidas na atualidade uma das maiores ferramenta de inclusão social no combate as drogas no nosso País, se não vejamos: como produto da cultura popular e esporte, podem e devem contribuir para reverter esse quadro e favorecer a aproximação das pessoas, valorizando-as pelo que são, em essência, e não pelas suas condições sociais e materiais. Contribui também para a construção de espaços democráticos, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais; para a compreensão das relações entre passado, presente e futuro; sobretudo, para despertar a consciência política e a capacidade de afirmação da cidadania e dos direitos humanos fundamentais. 


SMC em 2009 - Passeata no calçadão da Praia de Iracema

Foto: Gerson do Valle

Professores, Contra Mestres e Mestres em Capoeira são líderes e formadores de opinião e podem contribuir positivamente para despertar uma sociedade mais consciente, tolerante e fraterna. O processo de transformação já começou e deve continuar, promovendo mais políticas publicas para fomentar projetos de inclusão nas áreas afins, justiça e fraternidade entre os homens e entre as nações.

Seja nosso parceiro e colaborador, una-se na construção deste projeto e juntos vamos dar uma rasteira nas drogas.

Maiores informações: Mestre Gerson do Valle – Cel. 085. 9954-8989 / 8754-2803 e 8107-6104 
Email. mestregerson@yahoo.com.br



Copia das Emendas: